Embora seja comercializado dentro de um bom custo-benefício, o GLP ou Gás Liquefeito de Petróleo, é possível consumir o mesmo de modo mais econômico. Não se pode calcular com precisão, e criar uma estimativa da duração de um botijão, pois, em cada lar o número de pessoas varia e o consumo também. Portanto, vale a pena verificar as dicas e métodos para economizar muito gás de cozinha e, por conseguinte, aliviar o bolso.
1 – Evitar abrir o forno durante os assados. É muito comum abrir constantemente o forno para se verificar o progresso do assado, porém, esse ato provoca alteração na temperatura interna do compartimento, atrasando o processo e consumindo mais.
2 – Planejar bem cada refeição. Tirar uma hora, pelo menos, para planejar o preparo das refeições durante a semana, assim, será possível efetuar a preparação de cada uma mais eficientemente, antecipando o tempo que cada tipo de alimento leva para estar pronto.
3 – Manter o fogão sempre bem higienizado. Essa higienização evita, sobretudo, que as bocas se entupam e o fogão acabe forçando a saída de mais gás para que funcione corretamente. Adquira aquela agulha para desentupimento; limpar bem a chapa superior, bem como o interior.
4 – A panela de pressão ajuda muito a economizar. A panela de pressão não é perigosa como se prega por aí, basta saber a utilizá-la e manter a sua manutenção. Por meio dela, os alimentos são cozinhados de modo acelerado. Para tornar o processo ainda mais eficiente e econômico, coloque de molho por até 12 horas feijão e grão-de-bico, por exemplo, para que o cozimento se dê no menor tempo possível.
5 – Enquanto estiver cozinhando mantenha a janela mais fechada, não totalmente, pois a corrente de ar faz diminuir a potência das chamas do fogão, exigindo, por conseguinte, maior tempo de cozimento, já que a panela também resfria.
6 – Manutenção no fogão, de tempos em tempos, é imprescindível. Vale a dica de substituir o fogão velho por um novo. Um aparelho velho, desgastado, também pode ser um risco por não conter bem o gás.
7 – Utilize o cozimento a vapor. Vale a pena aproveitar o cozimento de um determinado alimento, na panela, e posicionar um tipo de escorredeira metálica sobre a mesma de modo a matar duas tarefas numa só, ou seja, cozinhar mais um alimento por meio do vapor produzido no cozimento de outro, ou seja, uma boca a menos gastando gás. Faça isso com os legumes, que podem facilmente ser cozido a vapor.
8 – O fogão tem, pelo menos, duas bocas pequenas e duas grandes. Portanto, respeite as proporções. Posicionar uma panela pequena sobre uma boca grande será desperdício de gás. A pressa é inimiga da perfeição e da economia, como o famoso mote: o barato sai caro.
9 – Cozinhar os alimentos com as panelas tampadas, pois, o calor contido no interior da mesma ajuda a acelerar o processo de cozimento. As panelas abertas fazem dissipar o calor a atrasar o preparo das refeições, utilizando, por isso, mais gás.
10 – Fatiar os alimentos em metades bem menores. Esse procedimento ajuda a cozinhar mais rapidamente. Esse é um dos melhores meios de se economizar gás. Por exemplo, uma batata grande ao ser fracionada em várias partes é cozida em menos tempo, pois, cada pedacinho constitui uma unidade menos densa para o preparo, menos resistente ao processo de calor e vapor produzido no interior da panela. Essas são dez dicas de grande eficiência para se economizar gás de cozinhas.
Paulo Henrique dos Santos
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?